Atendimento nos Hospitais
IMPACTO
7
HospitaisParceiros
37.449
PessoasImpactadas
-
Público-Alvo
hospitais públicos e filantrópicos
-
Locais
hospitais públicos e filantrópicos
-
Realização
fevereiro a dezembro de 2017
OBJETIVO
Propiciar momentos que transformem a expêriencia do paciente enquanto ele está no hospital, por meio da narração de histórias e da música.
COMO FAZEMOS
Intervenções artísticas a partir da dramatização de histórias e da música.
CONTEÚDO
Literatura: histórias, lendas, fábulas, poemas, cordel, quadrinhas, folclore brasileiro, mitos de criação, dentre outros.
Música: sonorização de histórias, cantigas populares, música popular brasileira, música instrumental, dentre outros estilos.
DEPOIMENTOS
“A Arte Despertar traz muita alegria. É emocionante de ver, porque a gente está no hospital e esquece disso por um minuto. Eu esqueci que estava no hospital só de ver a alegria do meu filho, o sorriso dele, de ouvir ele cantar, de estar num ambiente diferente. Eu acho que até ele também acaba esquecendo. Tenha certeza de que se vocês atingirem pelo menos um paciente, já é muito, porque diminui o sofrimento, diminui a dor, com esses momentos de alegria que a música traz”.
Joana Maurinho Ferreira Leão, mãe de João Pedro Ferreira Leão, em tratamento no Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC)
“Gostei muito, não esperava. Dá um tom de leveza, de sonho, de resgatar o sonho da nossa juventude. A música sempre aquece o coração”.
Giovana Botelo, paciente do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
“Esse trabalho com certeza tem impacto no tratamento dos pacientes. Quando a equipe precisa pegar a veia das crianças, elas choram, ficam muito nervosas, irritadas, e os arte-educadores conseguem acalmá-las. Isso é uma grande ajuda, modifica tudo”.
Marisa Cavalcanti, voluntária no Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC)
“É um trabalho maravilhoso, que deixa a gente em pé de emoção. Eles deixam a gente alegre e isso é bom para a nossa alma, que se sente no céu”.
Estácio Martins dos Santos, paciente do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
“Deixa os pacientes muito animados. Eles já sabem que nesses dias a Arte Despertar vem e dá uma levantada neles. Tira eles do mundo do hospital e os leva para outro lugar. Fora que deixa a gente menos estressado, mais relaxado”.
Carolina Cristina de Souza, técnica de enfermagem na Hemodiálise do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Resumo das atividades e do impacto
Avaliação dos Hospitais
Disseminação da Arte e Cultura
Enfrentamento da doença
Estabelecimento de vínculos entre paciente, acompanhante e profissional
REALIZAÇÃO
PATROCÍNIO
PARCERIA