Notícias

Arte Despertar inicia suas atividades em hospitais em 2018

A Arte Despertar iniciou essa semana o Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais. O projeto, que utiliza a narração de histórias e a música como ferramentas para propiciar momentos que transformem a experiência do paciente, tem como meta atender, em 2018, 30 mil pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

As intervenções são baseadas numa metodologia própria elaborada pela Arte Despertar, que é reconhecida pelos Ministérios da Cultura e da Saúde. Por semana, são realizadas, no mínimo, oito horas de intervenções em sete hospitais públicos e/ou filantrópicos.

Um dos objetivos é possibilitar que os pacientes se conectem com suas histórias de vida e ressignifiquem o momento pelo qual estão passando. “O atendimento ao paciente contribui para o resgate da autoestima e, por consequência, para a melhora da sua saúde”, afirma Regina Vidigal Guarita, diretora-presidente da Arte Despertar.

Para os acompanhantes, por sua vez, as intervenções buscam reforçar os vínculos familiares e afetivos. Os profissionais da saúde também são beneficiados, ao serem estimulados a entrar em contato com as suas próprias histórias, colaborando, assim, para o fortalecimento das relações no ambiente de trabalho. “O resultado é um atendimento mais humanizado ao paciente e a ressignificação do ambiente hospitalar como um todo”, explica Regina Guarita.

Participam os seguintes hospitais: Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Municipal Tide Setúbal, Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Incor) e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

O Projeto é realizado com o apoio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e conta, em 2018, com o patrocínio de pessoas físicas e das empresas ABL Antibióticos do Brasil, Bexs Banco de Câmbio, Brabus Mitsubishi Motors, Bristoll Myers Squibb Brasil, Central de Funcionamento (CDF), Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Companhia Nitro Química Brasileira, Drogaria São Paulo (Grupo DPSP), Grupo Ultra, Magazine Luíza e Vidroporto.

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.