Notícias

Arte Despertar impacta mais de 24 mil pessoas nos hospitais no 1º semestre de 2019

A Arte Despertar já impactou 24.228 pessoas neste ano ao levar narração de histórias, com apoio da música, a sete hospitais da capital paulista.

As intervenções são realizadas com a intenção de resgatar a autoestima dos pacientes e ressignificar o momento vivido no hospital, além de humanizar o ambiente hospitalar.

Para isso, duplas de arte-educadores especializadas na atuação em hospitais visitam as instituições dois dias por semana, em dois períodos diferentes, levando repertórios capazes de se conectar com as histórias de vida dos pacientes.

"Esse trabalho é tão valioso, muito bom. Acalma e transforma o ambiente, elas trazem uma magia através da música e da história. Trazem as cantigas antigas, que as vezes as pessoas nem se recordam mais, então é um resgate de bons momentos", diz Lindinalva Santos, acompanhante de paciente no Graacc - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.

Mas os efeitos não param por aí. Os profissionais da saúde também conseguem perceber os benefícios da atuação no seu dia a dia de trabalho.

"É um projeto muito rico e transformador, o ambiente fica mais calmo e leve. Traz benefícios para os pacientes e com certeza para nós que trabalhamos aqui também. É um momento do dia que a gente consegue relaxar, até mesmo só pelo fato de ver como os pacientes gostam de receber a visita deles, como se alegram, cantam junto. Acho que qualquer momento que tire a gente da realidade do dia a dia no hospital, já tem um valor enorme", relata Carina Hamburg, enfermeira no Incor - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

As intervenções são realizadas pelo Programa Promovendo Cultura nos Hospital, via Lei Roaunet, com o patrocínio de pessoas físicas e das seguintes empresas: Aché, Barão Distribuidor, Bexs, CDF, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Drogaria São Paulo, Grupo Ultra, Nitro Química, Razzo, Socopa Corretora, Willis Towers Watson e Yakult.

Os hospitais participantes são Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Instituto Central do Hospital das Clínicas,  Instituto do Coração (Incor), Santa Casa de São Paulo, Hospital Municipal Tide Setúbal e Hospital Infantil Darcy Vargas.

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.